Ecobag crochet

Ecobag crochet

Se está à procura de um projeto simples e útil para começar a se aventurar na confecção de pecas em croché, esta receita é ideal para você!

Quando iniciei minha jornada no croché tinha dificuldade em transformar os pontos que aprendia em peças funcionais que pudessem ser usadas diariamente e isso era desmotivante.

Desde essa época, em que eu era uma criança, até os dias de hoje muitas coisas aconteceram. Hoje o croché faz parte do meu trabalho como designer de moda e é muito gratificante ver as peças que idealizo tornassem produtos uteis e funcionais.

A convite da Algodoes Selva, disponibilizei esta receita de eco bag em croché para que leve facilmente seu aprendizado a outro nível. Além de bonita é fácil de fazer, a eco bag é muito útil sendo a aliada perfeita para a redução do uso desnecessário de sacolas plásticas, já que uma sacola reutilizável média tem uma vida útil igual a mais de 700 sacolas plásticas descartáveis.

A grande vantagem dessas bolsas de crochê é que elas são grandes, espaçosas e duráveis. Você pode usá-las sempre que precisar carregar algo. Por ter pouco volume poderá também guarda-la dentro de oura bolsa para usa-la como bolsa suplente em um momento inesperado.

Vamos a isso!?

Para dar-lhe a cara do verão e um aspeto sofisticado escolhi o fio de algodão mercerizado com apontamentos metalizado SELVA e trabalhei com fio duplicado para torná-la mais resistente.

Eco bag crochet

Nível: Iniciante Tamanho: S Pontos utilizados na receita:

  • Corrente (corr.)
  • Ponto baixíssimo (p.bx.)
  • Ponto Baixo (p.b.)
  • Pontos (pts.)

Materiais necessários:

  • 4 rolos de 50gde fio SELVA Algodão mercerizado nº 6
  • Cor T30 Metalizada
  • Agulha para croché 3,5mm
  • Tesoura para arremate
  • Marcadores de pontos

Nota: inicia-se o trabalho a partir do fundo da bolsa tecendo em direção as alças, tecendo carreiras circulares.

Receita:

Comece com gancho 3,5mme faça 31corr.

Volta 1: começando na2º corr., 1 p.b. em cada um das próximas 29 corr. . 3 p.b.na ultima corr. .Trabalh e no outro lado da corrente, 1 p.b. em cada uma das 28 corr./pts.seguintes.2 p.b. na última corr.(total de pontos nesta volta = 62 pontos)

Volta 2: Trabalhando em carreira contínua, 2 p.b.no 1º ponto.1 p.b. em cada um dos próximos 28pts.de base. 2 p.b. em cada um dos próximos 3 pontos de base. P.b. em cada um dos próximos 28pts.de base. 2 p.b em cada um dos 2 últimos pts.(total de pontos nesta volta = 68 pontos)

Volta 3: 2 p.b no 1.º ponto.1 p.b em cada um dos próximos 30 pts.de base.2 p.b. em cada um dos próximos 4 pts. P.b. em cada um dos próximos 30 pts.2 p.b. em cada um dos últimos 3 pontos.(total de pontos nesta volta = 76 pontos)

Volta 4: 2 p.b.no 1.º ponto. P.b. em cada um dos próximos 32 pts.2 p.b.no próximo ponto. P.b. no próximo pst.2 p.b. em cada um dos 2 pts seguintes. P.b.no próximo ponto. 2 pb no próximo ponto. P.b. em cada um dos próximos 32 pts.2 p.b.no próximo ponto. P.b. no próximo ponto.2 p.b. em cada um dos 2 últimos pts. P.b. no último ponto.(Total de pontos nea volta = 84 pontos)

Volta 5: P.b. no 1.ºponto.P.b. em cada um dos próximos 35pts.2 pb no próximo ponto.P.b.no próximo ponto.2 p.b. em cada um dos 2 pts.seguintes.P.b.nopróximo.2 p.b.no próximo ponto. P.b. nos próximos 36 pts.2 p.b.no próximo ponto. P.b. no próximo ponto.2 p.b. em cada um dos 2 pts seguintes.P.b.nopróximoponto.2 p.b.no próximo ponto.(total de pontos nesta volta = 92 pontos)

Volta 6: P.b.no 1.º ponto. P.b. em cada um dos próximos 36 pts.2 p.b.no próximo ponto.P.b.no próximo ponto.2 p.b.no próximo ponto. P.b. em cada um dos próximos 2 pontos.2 p.b.no próximo ponto. P.b. no próximo ponto.2 p.b.no próximo ponto. P.b. em cada um dos próximos 38 pts.2 p.b.no próximo ponto. P.b. no próximo ponto.2 p.b.no próximo ponto. P.b. em cada um dos próximos 2 pontos.2 p.b.no próximo ponto. P.b. no próximo ponto.2 p.b.no próximo ponto. P.b. no último ponto.(total de pontos nesta volta 100 pontos)

Volta 7: P.b. no 1.º ponto. P.b. em cada um dos próximos 38pts.2 p.b.no próximo ponto. P.b. no próximo ponto. 2 p.b.no próximo ponto. P.b. em cada um dos próximos 2 pontos.2 p.b.no próximo ponto.P.b.nopróximoponto.2 p.b.no próximo ponto. P.b. em cada um dos próximos 42 pts.2 p.b.no próximo ponto. P.b. no próximo ponto. 2 p.b.no próximo ponto .P.b. em cada um dos próximos 2 pontos.2 p.b.no próximoponto.P.b.no próximoponto.2 p.b.no próximo ponto. P.b. em cada um dos últimos 3 pontos.(total de pontos nesta volta 108 pontos)

Voltas 8-15: Trabalhar a volta 8 até a volta 15 fazendo 1 p.b. sobre cada ponto da volta anterior sem aumentos. Unir o ultimo ponto da volta 15 ao primeiro com um p.bx. (total de pontos nesta volta = 108 pontos)Fundo da bolsa finalizado.

Corpo da bolsa em Ponto tela.

Volta 16-36: 5 corr., pular 4pontos da carreira anterior, p.b. sobre o quinto ponto de base. Repetir a sequencia(5corr. , pula4 pontos, 1 p.b. )21 vezes. Seguir fazendo 5corr. , 1 p.b. no centro do próximo intervalo de 5corr. até que haja um total de 20voltasem ponto tela. * Para uma bolsa mais ou menos longa, adicione ou retire voltas nessa etapa.

Parte superior e alças

Volta 37: 3 p.b.no mesmo intervalo de 5 corr. .P.b. onde o último p.b. foi colocado. Seguir fazendo 5 p.b. em cada intervalo de 5corr. . finalizar a volta com um p.bx. no 1 p.b. (total de pontos nesta volta = 108)

Voltas 38-40: 1 corr. (não conta como primeiro ponto), p.b. sobre cada p.b. da volta anterior. Fechar a volta com p.bx. repetir por 3 voltas.(total de pontos nesta volta = 108 sc)

Volta 41: 1 corr. (não conta como primeiro ponto), 10p.b. , 60corr. pular 34p.b.da volta anterior e após esse intervalo seguir fazendo mais 20p.b., 60 corr. , pular 34p.b , 10p.b. Unir com um p.bx. no primeiro ponto da volta. (total de pontos nesta volta = 160pontos)

Volta 42: 1corr. (não conta como primeiro ponto), 10p.b. , 70p.b. dento do intervalo decorr.,20 p.b. sobre os p.b. da carreira anterior , 70 p.b. no segundo intervalo de correntes , 10 p.b. , unir com um p.bx. no primeiro p.b. da volta. (total de pontos nesta volta = 180pontos )

Volta 43-45: 1 corr. (não conta como primeiro ponto), 1 p.b. sobre cada p.b da volta anterior. Unir com um p.bx. no primeiro p.b. da volta. Repetir por mais 2 voltas (total de pontos nesta volta = 180pontos)

Arrematar e cortar o fio. Bolsa finalizada.

5 razões para usar sacolas reutilizáveis de mercado:

  1. Usar sacolas de crochê e outras bolsas reutilizáveis evita/diminui o consumo de sacolas plásticas descartáveis.
  2. Muitos sacos plásticos acabam no oceano sendo ingeridos por animais. Você pode salvar vidas marinhas simplesmente por usar sacolas reutilizáveis com o objetivo de reduzir o uso de sacolas plásticas.
  3. Uma só pessoa usa em média entre 350 e 500 sacolas plásticas. Fazer sua bolsa reutilizável pode mudar essa triste realidade.
  4. As sacolas plásticas raramente são recicladas, devido aos custos associados à sua reciclagem. Embora seja tecnicamente possível reciclá-los, não é realista no momento.
  5. O petróleo usado para produzir 14 sacolas plásticas pode conduzir um carro por 1,6 km. Em vez disso, use fios de algodão para fazer bolsas de crochê pois eles são mais amáveis com a terra em todos os sentidos.

Lais Costa, designer Slow Care

De 15 de Agosto a 2 de Setembro estamos encerrados para férias. Qualquer encomenda realizada nesse período será processada posteriormente. A Algodões Selva, Lda agradece a vossa compreensão.